Pages

Subscribe:

Rei Bob Marley





Um astro da musica mundial vindo de um pais pobre. Se hoje em dia causa essa afirmação estranheza, imagine em plenos anos 1970. Foi exatamente essa uma das grandes façanhas de Robert Nesta Marley, filho do capitão inglês Norval Marley com a jamaicana Cedalla Booker, na época com apenas 19 anos de idade, na cidade de St. Ann. Norval casou-se com a mãe de Bob Marley, mas deixou logo depois do seu nascimento. Com o aumento do desemprego em sua cidade natal, Bob sua mãe foram morar em Trenchtown (Kingston Ocidental) e buscar emprego na metrópole. Foi em seu novo lar que ele conheceu Neville Livinstone, um dos seus melhores amigos, conhecido naqueles tempos como Bunny. Lá também ele teve contato com músicos de nome como Fast Domino e Ray Charles. Bob e Bunny assistiram uma aula do cantor jamaicano Joe Higgs e acabaram conhecendo ninguém mais que Peter Macintosho, que logo se juntou a dupla de amigos. Mais ou menos nessa época , a musica jamaicana originou um estilo que ficou muito popular no Caribe que logo ficou conhecido como SKa.
Foi com apenas 16 anos que ele se decidiu a ser musico e correr atrás de seu sonho, sua primeira oportunidade aconteceu quando ele conheceu o então jovem Jimmy Cliff, que, apesar ter apenas 14 anos, já tinha emplacado alguns hits. Cliff gostou muito de Bob Marley e o apresentou as pessoas da Leslie Kong, uma produtora local que só se dedicava a musica jamaicana. Logo veio o primeiro single: “Judge Not”. A musica se tornou um sucesso inesperado junto com “One more cup of Coffee” que se espalho pela ilha. Com tudo Marley acabou deixando a gravadora porque, apesar de sucesso de suas composições não recebeu o devido pagamento.
Durante uma excursão pela Europa, Bob Marley jogava bola e acabou ferindo o dedão do pé, o machucado infeccionou e ele foi aconselhado a amputa-lo, ele se recusou, porque ele era um fiel seguidor da fé Rastafarian. Ele seguiu sua carreira normal ate o ano de 1980, lançando discos e fazendo turnê. Tanto que em uma excursão aos Estados Unidos ele foi internado às pressas e descobriu que, além do ferimento no pé, tinha um tumor no cérebro. Rita Marley quis cancelar a excursão, mas Bob quis continuar. Nessa época ele fez um show antológico em Pitssburgh, Mas estava muito doente para continua e a turnê acabou sendo cancelada. Esse foi seu ultimo show.
O tratamento prolongo sua vida um pouco mais ele decidiu ir se tratar na Alemanha, onde comemorou seu 36º aniversário. Quando recebeu a noticia q o tratamento não iria adiantar ele decidiu morrer em casa. Só que infelizmente ele morreu antes, no dia 11 de maio de 1981, em um hospital de Miami.
Como os Dreadlocks, não podem ser cortados, e como Bob respeitava muito essa crença, a ultima vez que ele cortou foi 1962, e ficou assim ate sua morte em 1981. Quando Bob estava com Câncer e seus Dreadlocks caíram e foram guardados. Após sua morte,para seu funeral, eles foram grudados em sua cabeça para que o povo que tanto o admirava visse pela ultima vez seu ídolo como sempre foi visto.
Bob Marley veio ao Brasil em 1980, ele esteve no campo de futebol Chico Buarque, onde bateu uma bolinha com ele, mas Bob não fez nenhum show.


By:Andrezinho Roots

0 comentários:

Postar um comentário